Aqui você pode compartilhar momentos interessantes onde a arte se mistura com vivências e possibilidades.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Minicurso ROSA VERMELHA COM GOTAS
Neste nosso retorno, a nossa primeira proposta: pintar uma rosa vermelha com gotas. Trabalhamos o risco, a pintura do fundo (importantíssimo para a valorização da figura) a figura, a luz e sombra. Um minicurso de apenas 4 (quatro) aulas . Com passo a passo em apostila para o aluno não se esquecer mais e poder sempre se aperfeiçoar a cada vez que tentar de novo.

Esses alunos estão de parabéns!!!
MUITAS VOLTAS
Estamos de volta. De 2003 até 2009 estivemos nesse espaço. Muitos amigos fizemos e muitas alegrias passamos juntos. Criativamente crescemos . De 2010 a 2012 aventuramos em outros espaços (Casa de Cultura da UFJF e Ponto com Arte) e agora de volta ao nosso local de origem. Trazemos novas ideias, novas bagagens , muitos agradecimentos por todos os lugares que passamos e a todas as pessoas que nos ensinaram lições importantes. Carregados de novas energias recomeçamos, ainda juntos, nossa nova ( e antiga) jornada. Que Deus nos abençoe e nos encha de humildade perante os mistérios que não alcançamos ainda.
Sempre cheio de corações abençoados. ocupando não só um espaço físico, mas também, e principalmente, uma espaço etéreo que não tem limites, e que é determinado pelas esferas superiores, que nos governam. Que assim seja.
domingo, 17 de junho de 2012
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO COTIDIANO DAS PESSOAS
A
possibilidade de descobertas através da arte é algo concreto. Pode se abrir
espaços para indivíduos que nunca tiveram a chance de se expressar através da
linguagem artística e a partir daí olharem para o mundo com um olhar modificado
e ampliado.[1]
A arte tem o
poder de provocar novas visões, levando à renovação do ser e sua interação com
o mundo, tornando-o um ser completo, produtivo e transformador.
Despertar a
sensibilidade, portanto é o objetivo fundamental das aulas de pintura. Isto se
dá através do uso de técnicas artísticas e da valorização dos processos
criativos, possibilitando a descoberta da forma de expressão adequada a cada
indivíduo.
Despertar a
sensibilidade, nos dias atuais é desafiante, pois a sensibilidade se encontra
obscurecida pela correria do cotidiano, pelas exigências do modelo capitalista.
O homem se endurece a ponto de não enxergar a necessidade da arte em sua vida.[2]
Despertar um
“outro olhar” abre possibilidades para que o indivíduo possa criar, produzir
obras, vinculadas à experiência de vida de cada um, onde a vida produz arte e a
arte produz vida.
Por fim, nas
aulas de pintura, e através da produção artística, o indivíduo pode se
comunicar com seu entorno, tornando-se sujeitos atuantes e inseridos em seu
contexto.
Marcia Marques
[1] BARROS,
José Pinto de Moura. Adaptação livre do trabalho desenvolvido no Seminário
Educação do Olhar, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de MG, 1996.
Publicado no Caderno Pensar do jornal Estado de Minas, 01/11/97.
[2]
OSTRWER,Fayga. Acasos e Criações
Artística. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999 – P.18
LUGAR DE TROCA DE EXPERIÊNCIA DE VIDA
O
Ateliê
Administro meu Ateliê que
abriu suas portas, no ano de 2003, para os portadores de esclerose múltipla. E a
partir daí minhas aulas de pintura tomaram o caminho com enfoque na terapia.
Não sou arteterapeuta, mas a terapia, através da pintura, é algo bem natural e
acontece paralelamente às atividades e práticas dos conteúdos artísticos.
O ateliê é um espaço de
convivência, troca de conhecimento em técnicas de desenho , pintura , história
da arte. Mas, mais do que isto, é um
espaço de troca de experiência de vida.
Posso constatar, com muita
clareza, os efeitos positivos e transformadores da arte na alma das pessoas,
trazendo um novo brilho nos olhares daqueles que chegam, às vezes, tão obscuros
e, em poucas aulas, se enchem de vida renovada, constatando o poder das
linguagens artísticas na mudança do estado de espírito. Mudança de postura
diante da vida e de si mesmo, elevação da auto-estima, e mais importante de
tudo : a redescoberta do prazer de viver.
Acredito que homem nenhum, em parte alguma do mundo, vive sem arte. Arte é árvore, é fruto, é semente
brotando, ou ainda adormecida, no coração de toda pessoa.
Marcia
Marques de Almeida
quarta-feira, 13 de junho de 2012
ARTE COMO TERAPIA
Sejam bem-vindos ao blog Espaço Arte Marcia Marques. Descubra como a arte pode transformar a sua vida! Seja como terapia, ou como fonte de conhecimento, ou de aperfeiçoamento. A arte está presente na vida do ser humano desde seus primeiros empreendimentos como ser pensante e produtivo. A arte tem sido meio de se conhecer e se reconhecer dentro da sociedade, dando a possibilidade do indivíduo de se relacionar e realizar-se como o ser único que é. A arte seja ela em qualquer modalidade que ela se manifeste, revela o lado mais misterioso do ser humano, ainda não explicado por nenhum cientista . Como se manifesta o dom, de onde vem, para que finalidade.... mistérios! Aí está a beleza da vida. No mistério humano!
Assinar:
Postagens (Atom)











