domingo, 17 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO COTIDIANO DAS PESSOAS




A possibilidade de descobertas através da arte é algo concreto. Pode se abrir espaços para indivíduos que nunca tiveram a chance de se expressar através da linguagem artística e a partir daí olharem para o mundo com um olhar modificado e ampliado.[1]
A arte tem o poder de provocar novas visões, levando à renovação do ser e sua interação com o mundo, tornando-o um ser completo, produtivo e transformador.
Despertar a sensibilidade, portanto é o objetivo fundamental das aulas de pintura. Isto se dá através do uso de técnicas artísticas e da valorização dos processos criativos, possibilitando a descoberta da forma de expressão adequada a cada indivíduo.
Despertar a sensibilidade, nos dias atuais é desafiante, pois a sensibilidade se encontra obscurecida pela correria do cotidiano, pelas exigências do modelo capitalista. O homem se endurece a ponto de não enxergar a necessidade da arte em sua vida.[2]
Despertar um “outro olhar” abre possibilidades para que o indivíduo possa criar, produzir obras, vinculadas à experiência de vida de cada um, onde a vida produz arte e a arte produz vida.
Por fim, nas aulas de pintura, e através da produção artística, o indivíduo pode se comunicar com seu entorno, tornando-se sujeitos atuantes e inseridos em seu contexto.

Marcia Marques


[1] BARROS, José Pinto de Moura. Adaptação livre do trabalho desenvolvido no Seminário Educação do Olhar, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de MG, 1996. Publicado no Caderno Pensar do jornal Estado de Minas, 01/11/97.

[2] OSTRWER,Fayga. Acasos e Criações Artística. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999 – P.18

Nenhum comentário:

Postar um comentário