sexta-feira, 22 de março de 2013

Rompendo os limites

       





               Depois de ter a certeza de que pintar em um suporte de pequena dimensão não é uma opção, nem estilo, nem um exercício ou desafio e sim uma insegurança, estimulo meus alunos  a ir gradativamente aumentando  as dimensões de seus trabalhos.



               Inicialmente eles têm  a ilusão de que pintar em suportes menores seja mais fácil e rápido. Pura ilusão. Tem-se o mesmo trabalho e talvez mais dificuldades. Creio ainda ser um desafio das habilidades, de técnicas e de muita prática para  se expressar em tamanhos mínimos. Não quero dizer com isso que seja fácil pintar em grandes dimensões pois cada trabalho guarda em si as dificuldades que lhes são próprias, sejam grandes ou pequenos. Tudo é muito relativo e depende de muitos fatores para se classificar o que vai ser fácil ou não. O melhor de tudo, no lugar de se pensar se é mais fácil ou mais difícil , é experimentar. Assim quando percebo que o aluno não ousa um tamanho maior, eu o incentivo.
          Os suportes mais amplos permitem que eles rompam limites físicos, afetivos, emocionais e até sociais, uma vez que precisam negociar com seu vizinho de cavalete um espaço a mais para trabalhar. Lidar com essa  presença ampliada,  que vai chamar a tenção mesmo antes de  começar o trabalho; de ser notado quando sua vontade as vezes é de ser mais invisível do que visível, é uma luta que merece ser ganha.
             A princípio noto que o  temor de não dar conta o estremece, ele tem vontade de devolver a tela ou pedir para cortá-la em quatro telas menores... Mas vamos a diante, superando sempre a cada passo  realizado. No decorrer da pintura (desafio atrás de desafio), vamos aprendendo a enfrentar medos, a decifrar  problemas, a aproveitar positivamente "acasos" ( e não erros). Descobrimos que apesar de  fazermos uma previsão do que queremos que seja o trabalho, podemos, no meio do caminho, mudar de direção, ou acrescentar dados novos, ou mesmo mudar radicalmente o projeto.


           Sei que em um espaço mais amplo para se movimentar as mãos , os braços, o corpo todo como numa linda dança ao pintar, podemos também fazer um dança em nossa mente que se torna mais livre e autônoma para nos sentirmos mais donos de nós mesmos e do que criamos e oferecemos ao nosso meio. Nos tornamos mais conscientes de nós mesmos, ocupando um espaço considerável no lugar em que estamos, sentimos  que somos importantes, fazemos parte de um todo. Ou seja, com nossa existência a vida funciona.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma pausa para o carnaval com minha doce e meiga vampirinha Lulu

No caminho com charme e...

...e um pouco de mistério.....

Uma vamp serena.

Sempre juntinhas.

Com papai....

Caiu na folia!!!KKKKKK!

Valeu Vamp!

Até  tu Marina!!!

...quanta alegria....

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sintonia no atelier


Pinturas em andamentos de Cyléa e Salete
Muito interessante o que acontece com muita frequência no atelier. Uma sintonia entre os alunos, que sem perceber trabalham numa  atmosfera bem semelhante  de cores, sensações... Parece que  usam a mesma palheta às vezes. Tem vez que o Atelier se transforma em um grande jardim colorido, tem vez que as cores neutras  dominam o ambiente, tem vez que um desfile de  mulheres sensuais  acontece , tudo parece  premeditado. Mas é espontâneo. Uma influência que revela , talvez, as afinidades que vão acontecendo entre os alunos, e uma gostosa sintonia....como uma música harmônica...onde tudo se encaixa suave e poeticamente....isso é o Atelier...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL NO ATELIER


espaço preparado para receber os convidados

Gostosuras a vista!



Aluna e amiga de sempre Sula

Sylvia e Rusy sempre nos nosso coração

Rusy e a linda família Anselmo , Carla e André

Aninha feliz com D. Cyléa

Marilene , Ana e Karla

Marilene, Nicinha e Karla

Nicinha e Alair 

D. Josefina (fiquei muito feliz com sua presença!) e Alair

D. Josefina com Marise

Marise e Napoleão (lindos!)

Vera e Napoleão 

Vera  e D. Cyléa, charmosas.

Fatinha e Salete 

Adriana e Fatinha (feliz aniversário Fatinha!!!)

Rita encerrando lindamente o amigo oculto com uma mensagem preparada para todos e presenteando André com um livro Vida Feliz.

Duas  formosuras!!!

Duas amigas lindas!

Uma pérola do Atelier

Bellei no brindou com sua presença.

Marcia Marques, Anselmo, Carla e Bellei


 ESTE ANO  PREPARAMOS NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DE UM MODO DIFERENTE DE TODOS OS ANTERIORES.  NOSSO AMIGO OCULTO FOI DE  TROCA DE MENSAGENS  NO LUGAR DE TROCA DE PRESENTES. NOSSA INTENÇÃO FOI A DE  REFLETIRMOS SOBRE NOSSA COMPULSÃO DE COMPRAR OBJETOS, E DEPOSITAR NELES TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES  E CARÊNCIAS QUE TRAZEMOS AGRAVADAS NOS DIAS ATUAIS. O RESULTADO FOI MUITO BOM, POIS TODOS QUE COMPARECERAM FIZERAM O "DEVER DE CASA" DIREITINHO, PREPARANDO UMA MENSAGEM, PRINCIPALMENTE VINDA DO CORAÇÃO, PARA SER LIDA PARA SEU AMIGO OCULTO. EM CONSEQUÊNCIA TIVEMOS MUITOS MOMENTOS EMOCIONANTES E DE MUITA TROCA DE VERDADEIROS SENTIMENTOS QUE OBJETOS NENHUM PODERIA OFERECER. O ATELIER ESPAÇO ARTE MARCIA MARQUES DESEJA A TODOS UM BOM NATAL , E QUE NO ANO DE 2013 POSSAMOS REALIZAR NOSSOS VERDADEIROS SONHOS .

domingo, 2 de dezembro de 2012

Trabalhando muito

Estamos chegando ao fim do ano trabalhando e produzindo muito.


As telas crescem juntamente com nossa vontade de  vencer nossas limitações.


Encomendas chegam nos alegrando e nos estimulando cada vez mais.


Vamos dando conta e vencendo nossos obstáculos....


Nada mais gratificante do que  vermos um belo trabalho concluído.


Saímos orgulhosos do atelier e vamos para casa levando nossas realizações.


O café continua.....


A alegria continua.....


E o espaçoarte continua com espaço para todos que têm  gosto pela pintura ou deseja experimentar pintar... e com certeza se apaixonar por ela. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Outubro de 2012 - 18:39

Por Tribuna
Duas esculturas confeccionadas com cem pares de sutiã estão em exposição no Shopping Alameda até sábado. Os trabalhos integram a programação da campanha "Outubro rosa", que marca a luta contra o câncer de mama. As obras foram criadas por alunos e professores do Instituto de Artes e Design da UFJF, com participação da artista plástica Márcia Marques.
Segundo um dos coordenadores do trabalho, o professor Ricardo Cristófaro, o projeto visa a conscientizar as pessoas sobre a importância do exame de mama. "Esta também foi uma oportunidade para apresentar experiências artísticas fora do ambiente institucionalizado das galerias e museus, fazendo com que exista um elo entre este tema e a curiosidade do público, causada pelo deslocamento do material (sutiã), que cumpre uma função diferente." Informativos sobre a doença são distribuídos à população no local.